Obra

Status da Obra:
Em andamento
Contrato(s) vinculado(s):

A Universidade Federal de Uberlândia possui diversos campi e continua em processo de expansão. Existe, portanto, a necessidade de zelar pelo patrimônio imóvel já construído, preservando e mantendo sua estrutura. As vias internas de circulação nos campi são parte dessa estrutura e a falta de manutenção acarreta em deterioração progressiva das camadas de pavimento, com a formação de fissuras, afundamentos e "panelas".

Segundo o Manual de Restauração de Pavimentos Asfálticos, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT): A infraestrutura rodoviária, se conservada nas condições em que foi construída, duraria, teoricamente, para sempre. Na prática, porém, a conservação apenas ajuda a rodovia a desempenhar, de maneira satisfatória, o seu papel durante a vida para a qual ela foi projetada. A conservação não deve ser considerada como um recurso temporário, mas como um investimento aplicado na infraestrutura rodoviária e na garantia contra uma restauração dispendiosa.

A conservação das rodovias tem três finalidades principais, a saber:

- Prolongar a vida útil das rodovias;

- Reduzir o custo de operações dos veículos; e

- Contribuir para que as rodovias se mantenham permanentemente abertas ao tráfego e permitir uma maior regularidade, pontualidade e segurança aos serviços de transporte.

Vemos, pelo exposto acima, que trata-se tanto de interesse da Universidade, no sentido de conservar e prolongar a vida útil das vias, bem como de interesse dos usuários, ao melhorar as condições de uso e de segurança. Assim sendo, com o fim das temporadas de chuvas, será urgente atuar nos pavimentos dos campi, reparando os danos causados e agravados pelo regime de chuvas intenso. Além disso, vê-se o benefício da manutenção deste contrato no longo prazo, de maneira a dispor dos serviços quando forem detectados defeitos nos pavimentos asfálticos.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica - Uberlândia - MG
Campus Santa Mônica -
Estágio da obra em 16/03/2022 - Recapeamento de via.
Estágio da obra em 07/03/2022 - Recapeamento de via.
Estágio da obra em 16/03/2022 - Recapeamento de via.
Estágio da obra em 07/03/2022 - Recapeamento de via.

Recapeamento e de "tapa buraco" de vias no campus Santa Mônica - Fotos dos locais recapeados.